Poluição

A tese deste blog é a de que nos convém, aos cidadãos de todos os países do mundo, criar a Democracia; esta será possível com o acesso de todos ao Internet e cada decisão política poderá ser tomada democraticamente.
Os adversários da criação de tal sistema não acreditam no bom-senso dos cidadãos e imaginam que estes seriam manipulados de todas a maneiras.
Bastará lembrar que, no sistema actual, em que o poder político pertence a uma oligarquia financeira mundial, ou, se quisermos considerar a provável desorganização desta, ao dinheiro em si mesmo, em abstracto, a manipulação dos cidadãos, levados a considerá-lo como o objectivo principal da vida, ultrapassa a manipulação a que estiveram sujeitos em qualquer outro período da História.
O nosso sistema actual foi baptizado, no século XIX, como "Capitalismo" e foi criticado por ter transformado os camponeses em operários, todo o dia a trabalhar com máquinas, dentro de edifícios, e gastando todo o dinheiro que ganhavam em renda da casa e em alimentação, na cantina da fábrica, uma situação de escravatura moderna.
Se tal coisa houvesse, um papel histórico, o Capitalismo cumpriu-o: trouxe a Revolução Industrial até às fábricas automáticas dos nossos dias, que dispensam a mão-de-obra, a qual, graças a muitas lutas sindicais ao longo do tempo, passou a ser um custo não despiciendo da produção industrial.
Cumprida a Revolução Industrial, eis-nos em plena Revolução Informática, no início de um novo período histórico.
O Capitalismo cairá, necessariamente, nos próximos anos, por inviável, inadequado ao nosso tempo, e, muitos de nós gostaríamos que o controle político que o capital detém, por intermédio dos nossos assustados e impotentes "representantes" viesse para as mãos dos cidadãos.

Apesar do sofisticado sistema de manipulação, dedicado a fazer-nos acreditar que o Capitalismo é "natural" e que a estrutura do mundo é a única possível, a sua inadequação é demasiado visível para ser escondida. Os anos da "Troika" (que só aparentemente acabaram) mostraram-nos que o poder político "eleito" está nas mãos do capital internacional. Não é difícil ver o absurdo de um sistema que, de vez em quando, pede aos nossos governos que invistam milhares de milhões de euros em bancos falidos, bancos que têm impostos privilegiados e que usam a sua função social para acumular lucro para os seus accionistas e gestores, de forma irresponsável.
A consciência de que não vivemos em democracia tem crescido... mas a consciência de que é possível criar outro sistema é muito incipiente.

Uma das coisas que nos pode ajudar a acordar é a poluição. Trata-se de uma consequência directa da "sociedade de consumo", a forma que o Capitalismo internacional adoptou, depois da segunda guerra mundial, para sobreviver. Assim como uma família que acumula o lixo dentro de casa está doente, assim a humanidade o está -- e deixou de ser possível negá-lo! A poluição contribui para que as descargas de água doce no mar estejam a mudar as correntes marinhas, os ecosistemas, o clima. O número de espécies animais e vegetais que desapareceram continua a aumentar de forma absurda. As medições dos produtos químicos e dos plásticos nos oceanos continuam a ter números crescentes e mais que alarmantes... e com estas subidas cresce, também, a consciência, sobretudo, naturalmente, nos mais jovens.
Os cidadãos conscientes desembaraçar-se-ão do Capitalismo e da sua "sociedade de consumo", nos próximos anos!
Vê-lo-ão como obsoleto, como já vão vendo a guerra e toda a violência, vê-lo-ão como uma forma primitiva de "resolver" os problemas, como uma "solução" ineficaz -- e insustentável.
O destino do senso comum é ser substituído pelo bom-senso.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O medo

As dificuldades

Privilégios