Informação
Private capital tends to become concentrated in few hands, resulting in an oligarchy of private capital the enormous power of which cannot be effectively checked even by a democratically organized political society.
Moreover, under existing conditions, private capitalists inevitably control, directly or indirectly, the main sources of information including the press, radio, and education.
It is thus extremely difficult, and indeed in most cases quite impossible, for the individual citizen to come to objective conclusions and to make intelligent use of his political rights.
~ Albert Einstein, 1949
A informação é preciosa. Sem informação de qualidade não podemos raciocinar e compreender o mundo. No tempo em que estamos não há informação confiável. O trabalho de procurar agulha em palheiro desanima.
Mas algumas coisas podemos ver. Podemo-nos aperceber de que a informação é uma arma e que a guerra lança mão de todas as armas. Sabemos que os jornais e as televisões têm donos privados e podemos ver como se não contradizem, como repetem a narrativa que nos faz aceitar a matança dos adversários, apresentada como a única forma de sobrevivermos.
Isso passa-se na Ucrânia e na Rússia, em Israel e em Gaza. Não há guerra sem que a opinião pública diabolize o adversário. Se o formos interrogar e tentar compreender, não estamos dispostos a matá-lo.
Este blog defende a democracia directa, a necessidade de vermos que as nossas "democracias" são a forma política de uma oligarquia internacional exercer o poder. Entretanto, desde que o blog apareceu até agora, o capitalismo acabou, segundo Varoufakis, substituído pelo Tecnofeudalismo. Compramos um livro na Amazon e 40% do custo é lucro da dita, sem impostos; uma renda. A Revolução Informática já aconteceu. Talvez o nosso adversário não seja uma Oligarquia mas uma Aristocracia, a dos donos da "nuvem", da "cloud". Tomar consciência de que não somos livres é tão ou mais difícil que antes.
Comentários
Enviar um comentário
"Da discussão nasce a luz"